sábado, 2 de novembro de 2013

SECAGEM DA CABAÇA VERDE


Gente, uma das maiores perguntas que recebo por email ou in box é sobre a cabaça verde. Geralmente elas ganham e não sabem o tempo certo de secagem.
Eu, já recebi muitas nesse estado e consegui aproveitar toda
s.
Não posso afirmar se meu procedimento esteja correto, mas pelo menos deu certo.
Eu deixo-as secar num local a sombra e ventilado. Se tem mais de uma, deixe separadas, faça filinha sem encostar uma nas outras. Elas passam por varias fazes na casca, ficam amarronzada, umas descamam a pele, umas criam um mofo, mas no final ficam lindas.
O tempo certo de abrir pra começar a trabalhar eu observo o peso, quando secam ficam mais leves. Algumas, as sementes começam a chocalhar, mas não é uma regra, eles podem está presas ao miolo e não fazer barulhos .Aperto pra ver a textura da casca. Escolho um local e enfio uma faquinha, se não entrar fácil é porque a casca está seca.
São essas dicas que posso passar. São as que uso e sempre deu certo. Espero que com vcs também.
O princípio de tudo é que elas não tenham sido tiradas propriamente verdes, mas num estágio maduras.
Vão existe um tempo certo de uma, duas ou mais semanas. Vou seguindo os passos que falei. Umas são rápidas e outras demoram um pouco mais.
Espero poder ajudar. Bjs

9 comentários:

  1. Eu seco no microondas e no forno.em duas horas ficam no ponto.no microondas eu deixo de dois em dois minutos

    ResponderExcluir
  2. Ganhei uma verde (tirada verde), quase redonda, com uns 30 cm de diãmetro. Seguirei sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Esqueci! Pretendo fazer instrumentos musicais.

      Excluir
    2. Ah! Esqueci! Pretendo fazer instrumentos musicais.

      Excluir
  3. Ganhei uma verde (tirada verde), quase redonda, com uns 30 cm de diãmetro. Seguirei sua dica.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 12 e tentarei secar como me ensinou depois te conto um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ganhei duas irei seguir sua dica hj dia 28Dez2019

    ResponderExcluir
  6. Colhi umas 20 porungas e vou seguir suas dicas!

    ResponderExcluir